Arquivo de Notícias: maio - 2017

CONFIRA UMA SELEÇÃO DE SÉRIES SOBRE COMIDA DISPONÍVEIS NA NETFLIX

31 de maio de 2017

por Cintia Oliveira 

Vai ficar em casa neste fim de semana? Que tal encarar uma maratona de séries na Netflix? Já que comida é o nosso assunto preferido, selecionamos seis seriados sobre o tema, que estrearam neste ano na plataforma de streaming. Confira: 

Amor Culinário 

Recém-lançada na plataforma de streaming, a série coreana conta a história da agente de viagens Jae-yeong, que chega aos 30 anos solteira e frustrada na vida profissional. Enquanto lida com os seus dilemas, a comida está sempre presente, seja compartilhando a mesa com os amigos ou preparando o seu próprio jantar. Cada um dos 16 episódios (com 10 minutos de duração, no máximo) termina com uma receita. E, no repertório, há desde um mero arroz com legumes até o coreano sundae, que embora tenha esse nome não lembra em nada o sorvete: é uma espécie de salsicha recheada com intestino de boi e de porco.

Anthony Bourdain: No Reservation 

Na série, o chef Anthony Bourdain viaja para diversos países em busca de experiências à mesa. Mas esqueça dos destinos turísticos: Bourdain prefere seguir um roteiro mais underground, no qual vale tudo: desde os restaurantes mais estrelados até os endereços mais pé-sujo. Atualmente, há duas temporadas do programa disponíveis na plataforma de streaming: a sétima e a oitava.

Chef’s Table 

Produção original da Netflix, Chef’s Table é uma série documental que mostra a trajetória e os desafios enfrentados por chefs consagrados, como Massimo Bottura, Magnus Nilsson, Grant Achatz e Dominique Crenn. A terceira temporada estreou em fevereiro deste ano e apresenta chefs como o russo Vladmir Murkhin, do White Rabbit, de Moscou, o peruano Virgilio Martinez, do Central, de Lima. E a surpresa da temporada fica por conta da freira budista coreana Jeong Kwan, que não é chef mas “faz do ato de cozinhar uma prática espiritual”, como diz a sinopse do seu episódio.

Feed the Beast 

Uma das estreias recentes da plataforma de streaming é a série Feed the Beast, que conta a história de Tommy Moran (David Schwimmer, o eterno Ross, de Friends), sommelier viúvo e alcoólatra que tenta se recuperar da morte de sua esposa Rie (Christiane Adams) ao lado do filho TJ (Elijah Jacob). Até que, um dia, o seu melhor amigo, o chef Dion Patras (Jim Sturgess), sai da cadeia e se vê envolvido com mafiosos e um policial truculento. A única saída, para salvar a sua pele, é retomar os planos de abrir o restaurante Thirio, ao lado do seu melhor amigo, Moran.

Japanese Style Originator 

Para os entusiastas da culinária japonesa, o programa Japanese Style Originator acaba de ser adicionado ao catálogo da Netflix. Produzido por uma emissora de tevê japonesa, o programa aborda aspectos históricos, culturais e gastronômicos sobre diversos pratos japoneses. E parte do programa se passa numa bancada, onde os apresentadores fazem comentários, participam de desafios, etc. Por enquanto, 27 episódios da primeira temporada, produzida em 2008, estão disponíveis. Mas como o programa está no ar até hoje, é capaz que haja mais episódios em breve.

Samurai Gourmet

A série japonesa, baseada na obra de Masayuki Qusumi e no mangá de Shigeru Tsuchiyama, conta a história de Takeshi Kasumi (Naoto Takenaka), que depois de trabalhar a vida toda numa mesa empresa, se aposenta aos 60 anos e redescobre à mesa os pequenos prazeres da vida, seja bebendo uma cerveja na hora do almoço ou redescobrindo pratos que fizeram parte da sua juventude. E tudo isso guiado por um samurai imaginário (Tetsuji Tamayama).


Dia do Vinho movimenta a economia e o turismo do País

15 de maio de 2017

Durante duas semanas, as Regiões Sul, Sudeste e Nordeste estarão unidas para celebrar o vinho, uma das bebidas mais antigas do mundo e que reúne uma legião de apaixonados.

Serão mais de 200 atividades que antecederão o Dia do Vinho, comemorado sempre no primeiro domingo de junho. A programação completa foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira (3), em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. 

O evento deste ano ocorre entre os dias 19 de maio e 4 de junho. Nesta temporada, os setores de vitivinícola, gastronômico e hoteleira se movimentarão simultaneamente para oferecer atrativos especiais, descontos, promoções, jantares e almoços harmonizados, cursos de degustação, espetáculos artísticos e culturais e até eventos esportivos a visitantes e moradores de todas as regiões engajadas. 

“O Dia do Vinho impulsiona a economia nas regiões vitivinícolas de todo o Brasil e não apenas do Rio Grande do Sul, mas também Santa Catarina, São Paulo e Vale do São Francisco, que já vêm atraindo turistas que desejam conhecer mais sobre os vinhos brasileiros”, explicou Carlos Paviane, diretor de relações internacionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Enoturismo

Com mais de 1.100 vinícolas, do Rio Grande do Sul a Pernambuco, o enoturismo tem se tornado cada vez mais uma realidade e uma oportunidade de negócios no Brasil.

Segundo o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Coser, a produção de vinho no País é uma forma de ampliar a vida de visitantes estrangeiros. 

“Nosso intuito é despertar os produtores para o fato de que é preciso agregar valor à produção do vinho e o turismo é uma forma de ampliar esse mercado de olhos também nos visitantes estrangeiros, principalmente o público asiático que é um importante consumidor desse segmento”, explica