Arquivo de Notícias: julho - 2017

Receitas de jantar rápido do Chef Jimmy Ogro

27 de julho de 2017

Quer testar em casa as receitas apresentadas pelo Chef Jimmy Ogro durante o evento de encerramento da programação paralela do Balneário Saboroso?

 

Confira o passo a passo dos pratos:

 

Salada morna de lentilhas (4 porções)

100g de lentilhas secas

1 folha de louro

50ml de azeite

1 colher de chá de manjericão fresco picado

1 colher de chá de coentro fresco picado

1 colher de chá de folha de salsão (aipo) picado

Água filtrada

Sal e pimenta do reino q.b.

Raspa e sumo de ½ limão siciliano

 

Em uma panela de pressão cozinhe por 5 minutos as lentilhas, a folha de louro, sal e pimenta do reino ao seu paladar cobertas completamente por água filtrada + 2 dedos da sua altura.

Enquanto as lentilha cozinham, prepare o vinagrete misturando todos os outros ingredientes, acrescentando sal e pimenta do reino ao seu paladar, e ¼ de copo de água fervente.

Assim que a lentilha estiver pronta, tire a pressão da panela, misture bem o vinagrete e sirva.

 

 

Rosbife de mignon bovino e salada de folhas amargas (4 porções)

1 pedaço de mignon bovino limpo e inteiro (500g)

1 cebola

1 dente de alho

100ml de azeite

½ colher de chá de páprica picante

½ colher de chá de páprica doce

½ colher de chá de páprica defumada

½ colher de chá de cominho

1 unidade de anis estrelado

½ garrafa de cerveja Witbier de boa qualidade

Rúcula rasgada à vontade

Escarola rasgada à vontade

Sal e pimenta do reino q.b.

 

Salgue e apimente o mignon ao seu paladar e reserve. Em um processador de alimentos, faça uma pasta com a cebola, o alho, o azeite e os temperos secos e cubra toda a superfície do mignon. Derrame a meia garrafa de Witbier (gele e deguste a outra metade) em uma assadeira com grade e asse o mignon sobre cama por 30 minutos em forno a 180º.

Deixe a carne descansar por uns 10 minutos em uma tábua de corte e enquanto isso reduza a cerveja, que recebeu os pingos do tempero da carne, direto em uma boca acesa do fogão na própria assadeira, mexendo bem para incorporar os sabores.

Disponha a carne em fatias finas em uma travessa com as folhas ao lado e regue tudo com a redução quente da cerveja.

 

 

Tiramissu de Stout

Pão de ló (faça uma receita simples ou compre pronto)

500g cream cheese

200g creme de leite fresco (ou nata)

100g de açúcar

1 garrafa de cerveja Stout ou Dunkel

Cacau em pó

 

Coloque a cerveja em uma panela e leve ao fogo médio por uns 15 minutos para evaporar o álcool. Bata o cream cheese com o creme de leite e o açúcar até ficar bem homogêneo. Reserve. Em uma refratária ou cerâmica bacana quadrada, coloque o pão de ló em uma camada única, cortando em pedaços para encaixar bem, regue com metade da cerveja e cubra com metade da mistura do cream cheese. Repita o processo para uma segunda camada. Leve à geladeira por 2 a 3 horas ou freezer por meia hora.

Para servir corte em quadrados, coloque num prato de sobremesa e, usando uma peneira polvilhe o cacau em pó. Pode usar amoras ou framboesas para dar acabamento e trazer acidez

 

para a sobremesa.


Jimmy Ogro desmistifica o ato de cozinhar em evento do Balneário Saboroso

27 de julho de 2017

“Cozinhar é tão divertido quanto comer”. Com essa frase o chef Jimmy McManis abriu o evento “Cozinha para todos – Um encontro com o Chef Jimmy Ogro”, que encerrou a programação paralela da 8ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. Com muito humor, Jimmy defendeu que é preciso desmistificar o ato de cozinhar e se reaproximar da cozinha de casa. “Cozinhar é um ato de amor, aproxima as pessoas e torna a vida muito mais completa e interessante”, comenta.

O interesse pela gastronomia surgiu cedo: aos oito anos Jimmy  já cozinhava com a mãe. Em 2012, a paixão falou mais alto e ele largou a profissão de designer para investir no site Ogrostronomia, que comandava junto de dois amigos. Para o evento em Balneário Camboriú, Jimmy preparou um jantar completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Já de início ele aconselhou o público a sempre começar a preparação pelos pratos que demoram mais tempo e iniciou com a sobremesa, porque precisa de um tempo na geladeira: um tiramissu de Stout, que leva cerveja escura, pão de ló, nata, açúcar e cacau em pó. O prato promete agradar todos os paladares por aguçar as quatro regiões das papilas gustativas: doce, salgado, amargo e azedo.

Em seguida preparou um rosbife de filé mignon bovino e salada de folhas amargas. Nesta receita ele destacou a temperatura e o tempo de cozimento da carne, que não deve ser alterado: 30 minutos a 180°. Para completar o prato, Jimmy aconselhou o público a brincar, alternar temperos e folhas. “Você não precisa fazer exatamente como está na receita e isto vale para tudo. O ideal é fazer igual pela primeira vez, e depois ir trocando os ingredientes, até deixar o prato com a sua cara. Não existe limite na cozinha, você conhecendo as folhas, os temperos, criando uma memória sensorial, pode criar infinitas possibilidades”, diz. Jimmy também lembrou que é fundamental selar ou cobrir a carne com alguma gordura, para preservar seus sucos e garantir o sabor e a suculência. Outra dica foi para a salada: ela deve ser rasgada com as mãos e nunca com faca, uma vez que vai oxidar e perder nutrientes.

Para finalizar, o chef preparou a entrada, uma salada morna de lentilhas, que leva menos de 10 minutos para ficar pronta. Entre os segredos estão o coentro, o limão siciliano e muito azeite. No final, Jimmy agradeceu e fechou o evento com uma pergunta: Do que você tem fome? Para ele, a resposta é simples: fome de viver a vida de maneira completa e sempre cozinhando.

 

O 8º Festival Gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Eisenbahn e da Decanter Balneário Camboriú. Além do apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Sebrae, Infinity Blue Resort & Spa,  Hotel Sibara Flat & Convenções, Univali e Loft Store. Mais informações na fanpage do evento ou pelo site: www.balneariosaboroso.com.br. 


Balneário Saboroso entra na reta final e promove evento de encerramento com o Chef Jimmy Ogro

24 de julho de 2017

A 8ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso acaba de entrar na reta final e segue apenas até este domingo, em 30 restaurantes participantes do evento, que oferecem um menu completo por R$ 49,90 para uma ou duas pessoas. Na quarta-feira, 26, acontece o encerramento da programação paralela do festival, que vai trazer o Chef Jimmy Ogro, que possui um quadro no programa Mais Você, da Rede Globo.

 

O sucesso do evento é tanto, que as canecas de chopp, um presente do festival para quem vai em pelo menos três restaurantes participantes diferentes, já estão quase esgotadas. Muitos estabelecimentos já não têm mais nenhuma unidade. Neste ano, o evento também presenteou a cidade com menus exclusivos para o festival, que se consolida, mais do que nunca, como um produto turístico da região.

 

Evento de encerramento com Jimmy Ogro

 

Para celebrar o festival, nesta quarta-feira, 26, será realizado o evento de encerramento da programação paralela com o chef Jimmy McManis, mais conhecido como Jimmy Ogro, que desembarca em Balneário Camboriú para falar sobre: “Cozinha para todos – Um encontro com o Chef Jimmy Ogro”.


Irreverente, o cozinheiro que tem mais de 2m de altura nasceu no Texas, Estados Unidos, sendo filho de mãe brasileira, com quem aprendeu a cozinhar ainda criança. Ele se mudou oficialmente para o Brasil somente em 2008, tendo ainda a gastronomia apenas como um hobby. Em Balneário, Jimmy vai se apresentar no no Hotel Sibara Flat & Convenções, as 19h30min e pretende ensinar ao público um jantar completo, mas o menu ainda é um segredo. 

 

Os convites para o evento de encerramento com o Chef Jimmy Ogro estão disponíveis na sede do Convention Bureau, mediante a entrega dos 2kg de alimentos não perecíveis. A entidade fica localizada na Avenida Brasil, 3.160 – Sala 13.

 

O 8º Festival Gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Eisenbahn e da Decanter Balneário Camboriú. Além do apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Sebrae, Infinity Blue Resort & Spa,  Hotel Sibara Flat & Convenções, Univali e Loft Store. Mais informações na fanpage do evento ou pelo site: www.balneariosaboroso.com.br.


 1 2 3  ›